quem somos hoje (2016)
    • APRESENTAÇÃO
  • ..
quem somos hoje > apresentação

quem somos hoje

APRESENTAÇÃO

 

A Casa do Sino iniciou suas atividades como um grupo de estudos de Literatura e Filosofia, em 2008, orientado pela Professora Vera Lima Ceccon (professora atualmente aposentada da Faculdade de Letras, UFRJ). A proposta básica era criar um espaço alternativo para pensar e estudar temas de interesse comum, fora das pressões do ambiente acadêmico. Isso incluía o preenchimento de lacunas curriculares, particularmente notáveis em gerações, como aquelas que cresceram durante a ditadura militar, que não estudaram Filosofia nem receberam Educação Artística ou Literária no ensino fundamental ou médio. Não surpreende, portanto, que um dos maiores focos de interesse tenha sido a cultura da Grécia antiga.

O grupo teve que encerrar suas atividades, prematuramente, quando Vera foi obrigada a se aposentar, por motivos de saúde, em 2012, mas a produção continua disponível no site antigo.

Ao reabrir em 2016, a Casa do Sino mantém viva a proposta de oferecer um espaço alternativo à super especialização acadêmica e um apoio a qualquer tipo de prática que estimule a pensar e a criar. Mas o faz agora sob um novo viés.

A nova proposta é disponibilizar não só materiais acadêmicos sobre Filosofia e Literatura, que possam servir a ex-alunos e ao público em geral, tal como aulas em powerpoint, livros digitais e fichamentos. Mas também pretende tornar acessíveis filmes produzidos ao redor do mundo, informações sobre saúde e alimentação, colhidas por Vera, ao longo dos muitos anos de luta contra o câncer (desde 2000), e outras questões.

O novo projeto é levado em conjunto com seu marido e parceiro, Flavio Ceccon, e está aberto a pessoas amigas com interesses afins.