por Tarso do Amaral

ensaio: Brevíssimo comentário
sobre alguns dos pensadores pré-socráticos

  links menu

O que acho mais interessante no estudo dos pensadores da Grécia antiga anteriores a Sócrates é o esforço consciente que fizeram de tentar suplantar as antigas concepções(entenda-se mitologia) da origem das coisas, incluindo aí, é claro, o universo.

            Eles, e por eles me refiro, inicialmente, pelo menos, a Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Pitágoras, Xenófanes e Heráclito(esse último um dos meus pensadores – e pensador aqui em um amplo sentido – favoritos) tentam, de algum modo racional, ou seja, sem se remeterem a deuses ou algo do gênero, compreender como as coisas foram criadas, de onde vieram, por que vieram e por aí vai.

            É interessante notar que a maioria dos pensadores acima mencionados entendem ter sido um elemento da natureza o ponto de partida para todas as outras coisas: para Tales, água; para Heráclito, fogo…No entanto, alguns já se remetem a abstrações que preparariam o terreno para a idéia de um deus bastante parecido com aquele para o qual muita gente por aí pede um help na hora do aperto – Xenófanes, em especial é quem dá esse pontapé inicial, logo após ter Pitágoras criado uma seita que adorava os números e que via neles a explicação para tudo.“The Matrix” anyone?

            Heráclito, pra mim, é o pai de Nietzsche(e de muita gente boa que apareceu por aí desde a segunda metade do século XIX, até os dias de hoje) e, só por isso, já é digno de nota. Por falar em Nietzsche, os comentários dele acerca dos pré-socráticos são não só belíssimos, como de uma lucidez surpreendente. Sem contar que com esses comentários ele começa uma revisão de toda a filosofia que culminaria com sua própria e essencial obra e geraria discípulos da ordem de um Deleuze.

            Para um melhor entendimento de tudo isso vale a pena uma lida na edição batidaça de “Os Pensadores” (aquela da banca). É muito boa e completa. Eu acho que vale à pena.

------------------

originalmente em: http://tarsodoamaral.wordpress.com/2008/09/10/brevissimo-comentario-sobre-alguns-dos-pensadores-pre-socraticos/