produção > o baú da vera >monografia 1  

 

  links menu

pode imprimir!

fechar janela

MONOGRAFIA DE DOUTORADO:
EURÍDICE e AS SEREIAS: FOUCAULT LÊ BLANCHOT

origem do texto: monografia de doutorado

Trabalho final apresentado ao Professor Doutor Roberto Machado na disciplina de doutorado Ontologia e História da Filosofia Contemporânea ministrada no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (FCO 804) em 1996-1.

resumo:

A disciplina acadêmica que deu origem ao texto versava sobre o livro As Palavras e as coisas de Michel Foucault.

Ao longo da leitura daquele texto, foi-se evidenciando o interesse de Foucault pela questão da linguagem e da literatura, que ele parecia querer elaborar em seu conceito de ser da linguagem.  

O Professor Roberto Machado sugeriu uma vasta bibliografia sobre outros escritos de Foucault redigidos mais ou menos na mesma época de As Palavras e as coisas.  Dentre esses, se destacava La Pensée du dehors (O Pensamento da exterioridade), onde Foucault faz um estudo sobre a obra de Maurice Blanchot e elabora conceitualmente o ser da linguagem.

Nesse texto, o Foucault-poeta se manifesta com mais lirismo e liberdade do que em As Palavras e as coisas, onde o Foucault-arqueólogo-pensador-historiador-filósofo-epistemologista discorre com grande erudição.  No entanto, eles não se combatem e, como veremos, reforçam mutuamente seus argumentos quando tratam do ser da linguagem. ...

A proposta do trabalho consiste em marcar a importância da influência da obra de Maurice Blanchot, sua ficção e seus ensaios, e particularmente a inspiração que os motifs das sereias e do rosto de Eurídice exerceram sobre Foucault em sua elaboração do conceito de ser da linguagem.

 

 download e direitos

O texto está disponível para download em formato .pdf e pode ser utilizado desde que citada a fonte.

para citar a fonte

Textos, quando utilizados, devem ser obrigatoriamente acompanhados de referência e link apropriados ao site, conforme especificações da ABNT. Para este trabalho a citação correta é :

LIMA, Vera. Eurídice e as Sereias: Foucault lê Blanchot. Portal Casa do Sino, Rio de Janeiro. Disponível em <http://www.casadosino.com.br/producao/bau_da_vera.html> Acesso: [atualizar dia do acesso] 26-May-2009 23:21-->

para baixar

Euridice e as Sereias: Foucault lê Blanchot

arquivo em formato .pdf, 165K, 55pgs